Como e quando desconciliar e cancelar fatura?

Nota Prévia: Uma série de faturas é um agrupamento de facturas, ordenado de forma numérica, e por data de emissão. Regra geral, é organizada anualmente. Cada número de série é único e não pode ser repetido. Numa série de faturas, a ordem numérica e a data de emissão têm de ser sequenciais.

Se finalizou uma fatura e só depois se apercebeu que esta tinha algum valor errado, pode optar por um destes dois cenários: 1. Emitir uma nota de crédito, se precisar de retirar valor. 2. Cancelar/anular a fatura errada e emitir uma nova, caso não tenha ainda sido enviada para o cliente.

 

Para desconciliar e cancelar uma fatura deve realizar os seguintes passos:

Passo 1 (Desonciliar): Aceder ao menu Contabilidade > Clientes > Faturas a Clientes > No canto inferior direito, junto ao campo Total, clique no pequeno icone azul "i" à esquerda > Desconciliar (fica em estado Aberto).

Passo 2 (Cancelar): Aceder ao menu Contabilidade > Faturas de Clientes > Procurar > Seleccionar Fatura > Cancelar.

 

Creditar (fazer nota de crédito)

Se a fatura está paga e quer creditar o seu valor na totalidade tem que primeiro eliminar o pagamento associado:

Passo 1: Abrir fatura de cliente > clicar no botão desconciliar (a fatura passa ao estado Aberto) > ir ao pagamento associado e clicar em cancelar

Passo 2: Abrir a fatura de cliente > clicar em Nota de Crédito, onde lhe aparecem 3 opções:

  1. Criar rascunho de Nota de Crédito: é criada um nota de crédito em rascunho que pode ser alterada antes de ser validada (caso queira creditar parte do valor da fatura).
  2. Cancelar: Criar Nota de Crédito e reconciliar: é criada um nota de crédito igual à fatura, e ambas ficam em estado pago (caso queira creditar toda a fatura. Reconciliam-se automaticamente);
  3. Modificar: Criar reembolso, reconciliar e criar um novo rascunho de fatura: é criada um nota de crédito igual à fatura, e ambas ficam em estado pago (reconciliam-se automaticamente); Neste caso é também criado uma nova fatura em rascunho igual á que foi creditada, para nova emissão da mesma fatura.
  1. (Estornar) Modificar: Criar reembolso, reconciliar e criar um novo rascunho de fatura: é criada um nota de crédito igual à fatura, e ambas ficam em estado pago (reconciliam-se automaticamente); Neste caso é também criado uma nova fatura em rascunho igual á que foi creditada, para nova emissão da mesma fatura.

Passo 3: Selecionar opção e clicar em criar reembolso > validar > registar pagamento. 

Melinda Noronha
Melinda Noronha
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Asked on 14/03/17, 18:08
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Asked: 14/03/17, 18:08
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Last updated: 21/05/18, 09:19