Para criar um cliente deverá seguir os passos indicados:
Passo 1: Aceder ao menu de Vendas > Clientes > Criar.
Escolha entre a opção Individual ou Empresa.
Passo 2: Preencha todos os campos do Endereço tendo em atenção que os campos de cidade, código-postal e país são obrigatórios para a validação de faturas (garanta que não são deixados espaços no preenchimento pois invalidam a criação das faturas/guias).
Passo 3: Assegure-se que o campo do Email está devidamente preenchido, uma vez que é obrigatório para o envio de faturas.
Passo 4: Dentro do separador Endereços e Contatos, pode definir novos contactos associados ao criado, (por exemplo: Responsável Administrativo, Financeiro, Técnico, etc.) e/ou definir vários endereços, tais como, endereços para a carga e descarga de material. Basta clicar no botão Criar, preencher os campos e clicar no Gravar e fechar ou no Gravar e criar se quiser adicionar mais um contato.
Passo 5: Dentro do separador Vendas e Compras, tem a opção de definir se é um cliente ou um fornecedor, ou ambos. Pode definir o vendedor responsável por aquele cliente. Ao associar um vendedor a um cliente, facilita o controlo interno. Pode adicionar o campo de referência interna para ligar o cliente a um determinado projecto.
Passo 6: Dentro do separador Contabilidade, tem a possibilidade de verificar o NIPC do cliente, definir o modo de pagamento e a posição fiscal. Lembre-se que a posição fiscal e NIF são obrigatórios para emissão de faturas.
Passo 7: Depois de preencher todos os campos, clica no Gravar para criar o novo cliente.
Nota: No canto superior à direita, tem uma visão global sobre o cliente, podendo aceder rapidamente a reuniões, faturas de fornecedor, compras, contas da contabilidade e tarefas. Se clicar, por exemplo, no botão Reuniões, é redireccionado para uma nova página com um calendário onde pode visualizar todas as reuniões agendadas. Para voltar à página anterior, clica no cliente no canto superior à esquerda.