As faturas podem estar em três estados, a saber, em Rasunho, em Aberto e Pago. Uma fatura em Rascunho pode ser Apagada.
O procedimento para cancelar uma fatura varia de acordo com o referido estado.
1) Fatura em Rascunho
Passo 1.1: Seleccione a Acção > Apagar.
2) Fatura em Aberto
Passo 2.1: Seleccione Cancelar (no canto superior esquerdo);
Passo 2.2: No caso da fatura estar em Aberto é necessário justificar a razão do cancelamento.
Nota: Uma fatura só deverá ser cancelada se o SAFT não tiver submetido.
3) Fatura em estado Pago
Passo 3.1: Como já deverá ter notado, o campo "Cancelar" não se encontra disponivel. Tal deve-se ao fato de estar associado um movimento financeiro à fatura, o que torna, por isso, necessário primeiro inverter esse movimento, isto é, criar uma Nota de Crédito.
Passo 3.2: Ao selecionar a opção de Criar uma Nota de Crédito é possível escolher três opções. Note que todas elas necessitam de uma justificação. Após escolher a opção conveniente, indique Criar Reembolso.
- Criar Rascunho da Nota de Crédito - deve selecionar esta opção se apenas deseja que a nota de crédito fique em rascunho (em Nota de Crédito a Clientes) e possa editá-la.
- Cancelar: Criar Nota de Crédito e Reconciliar - use esta opção se deseja cancelar uma factura que não devia ter emitido. Uma nota de crédito será criada e validada de igual valor à fatura (reconciliação), isto é não será capaz de modificar a nota de crédito.
- Modificar: Criar Reembolso, Reconciliar e Criar um novo Rascunho da Fatura - neste caso, a fatura a cancelar vai ser anulada através da validação de uma nota de crédito de igual valor (reconciliação) e uma nova fatura será criada em rascunho. Este método é útil para o caso de haver algum engano no preenchimento da fatura