O Odoo permite enviar faturas por email directamente aos clientes.
Pode enviar a fatura siga os seguintes passos:
Passo 1: Ir a Faturação/Contabilidade > Faturas de Cliente > entrar em uma Fatura em Aberto ou Validar uma em Rascunho e selecionar a opção que diz "Enviar por Email".
Tambem é possivel enviar a fatura através das Mensagens, no botão "Nova Mensagem" no final da página, o que não é recomendado pois implica não só configurações adicionais, como que o cliente tenha acesso a notificações de sistema - uma mensagem é uma notificação de sistema, podendo ser convertida em email. Por outras palavras, as configurações que permitem receber o email com a fatura através da "Nova Mensagem" permitem também que o cliente seja notificado relativamente a outras operações do objecto.
No entanto, caso seja a opção deseja, note que são precisas as seguintes configurações:
1) O cliente tem que ser um seguidor da Fatura:
2) O cliente tem que estar a seguir o Documento na opção "Anexo do Documento Certificado":
3) Em Contactos > Ficha do Cliente active as notificações que o cliente vai receber:
4) Em Contactos > Ficha do Cliente assegure-se que o cliente tem um email definido:
Após as configurações, para enviar por "Nova Mensagem":
Passo 1: Escolha a opção "Nova Mensagem":
Passo 2: Selecione o quadrado mais à direita, de forma a abrir a janela maior do email:
Passo 3: Escrever o email ou, se for o caso, selecionar o template pretendido em "usar modelo":
Passo 4: Escolher a opção Enviar.