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Como validar dados da Contabilidade?

  

O Odoo dispõe de ferramentas que permitem validar os dados da contabilidade e dar alerta ou erros sobre os mesmos.

Estes permitem validar a informação antes de processos contabilísticos, nomeadamente apuramento de IVA.

 

Para obtenção dos resultados devem seguir os seguintes passos:

 

Passo 1: Seleção de apresentação de resultados

Faturação > Validação de Registos > Validar Registos

 

Permite escolher se pretende visualizar registo sem resultados de validação, escolhendo a opção Esconder sem Resultados ou apenas registos com avisos/erros de validação.

Permite guardar por defeito se pretende ver ou esconder registos sem resultados.

 

 

Passo 2: Validar

Contabilidade/Faturação > Validação de Registos > Validar Registos

 

 

Passo 3: Análise de resultados

Contabilidade/Faturação > Validação de Registos > Validar Registos

 

O Odoo apresenta os resultados com as respetivas ocorrências e os registos em que as mesmas se verificam.

 

 

Processos implementados para validação:

 

  • Movimentos contabilísticos em rascunho;

  • Documentos de clientes em rascunho;

  • Documentos de fornecedor em rascunho;

  • Plano de contas -  Contas sem ascendente;

  • Plano de contas - Contas de movimento sem taxonomia;

  • Plano de contas - Contas do tipo "Vista" com movimentos contabilísticos;

  • Plano de contas - Contas sem tipo de conta;

  • Movimentos contabilísticos com múltiplos Parceiro;

  • Faturas de Fornecedor com Data de Contabilidade superior a 90 dias;

  • Movimentos com Saldo desfasados (Total de débito é diferente do total a crédito);

  • Notas de Crédito sem motivo de Regularização;

  • Empresas sem campo taxonomia preenchido;

  • Anos Fiscais sem Períodos;

  • Movimentos sem Períodos;

  • Documentos sem Taxa de imposto na Linha;

  • Documentos sem Posição Fiscal;

  • Períodos - A data do movimento contabilístico é diferente do período fiscal;

  • Parceiros com NIF sem código do país;

  • Parceiros associados a documentos validados sem NIF.

 

Passo 4: Configuração de Consultas

Contabilidade/Faturação > Validação de Registos > Configuração de Consultas

 

Permite visualizar, criar, inativar e alterar a ordem de visualização dos processos de validação.

Para verificar como um processo está a ser calculado, devesse fazer duplo clique na linha.

 

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