Para efetuar a reconciliação bancário em que se compara os extratos bancários com a contabilidade interna da empresa, será necessário efetuar os seguintes passos:
Passo 1: Inserção das linhas do extrato bancário
Para registo do extrato bancário existe duas possibilidades:
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Importação de ficheiro: Ver How To: Como importar um extrato bancário;
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Manualmente: Ver How To: Como inserir extrato bancário manualmente;
Passo 2: Abrir extrato bancário a reconciliar
Passo 2.1: Na vista geral do banco é identificadas a totalidade de registos por reconciliar e acesso direto se carregar no botão assinalado em baixo.
Faturação/Contabilidade > Vista Geral
Passo 2.2: Na vista geral do banco é identificado o saldo da contabilidade interna no campo Saldo no Razão Geral e o saldo do extrato bancário no campo Extrato Atualizado.
Passo 2.3: Ver extratos inseridos e os que ainda não se encontram no estado Validado e carregar na linha para abrir.
Passo 3: Carregar em Reconciliar
Passo 4: Reconciliar linhas com parceiros
Na reconciliação do extrato será necessário fazer ligação entre uma linha do extrato com uma ou mais linhas da contabilidade interna e carregar em Validar.
No caso das linhas terem um parceiro associado serão apresentados os movimentos com o parceiro que se encontram por reconciliar.
No campo superior direito é apresentada uma barra com o total de transações e as que já estão concluídas.
Passo 5: Reconciliar linhas sem parceiros
Nos movimentos sem parceiro poderá ser selecionada uma linha da contabilidade ou inserido o movimento contabilístico no momento da reconciliação.
Para a inserção de um movimento contabilístico carregar no botão da seta e associar um modelo de reconciliação, ver How To como criar um modelo de reconciliação ou inserir os dados contabilísticos para o seu registo.
Por fim carregar no botão Reconciliar.
Passo 6: Por fim Validar o extrato e o mesmo passará para o estado de Validado.
Caso se pretenda é possível anular uma reconciliação carregando no botão nas linhas.
Para consultar todas as linhas em diário associadas ao extrato carregar no botão Entradas no Diário.
Se a mensagem seguinte aparecer ao clicar em validar é porque existe uma diferença entre o saldo final inserido e o balanço calculado, para correcção deve alterar manualmente o campo do saldo final.